2.06.2010

Cine MuBE - Programação de Fevereiro

Além de promover exposições bem bacanas, o Museu Brasileiro da Escultura (MuBE-SP) possui o em sua programação mensal o Cine MuBE, que consiste na exibição de 2 filmes, todo sábado e com entrada gratuita.

O tema do mês de fevereiro é Ciclo Contos de Carnaval e começa amanhã, mas já vou adiantar o que rola durante todos os sábados.

Segue:

06.02.2010

19hrs : Garotas e Samba (Brasil - 1957)

Comédia / Musical. Duração 103’. Português.Livre.

Uma das mais divertidas comédias musicais da Atlântida, nos conta às aventuras e desventuras de duas moças do interior em busca de uma oportunidade no rádio e nas badaladas do Rio. Adelaide Chiozzo e Sônia Mamede fazem as interioranas que se hospedam na tradicional pensão para moças, controlada a mão de ferro por uma solteirona, puritana e complexada - Zezé Macedo.

De Carlos Manga.

21hrs : Cartola - Música para os olhos (Brasil - 2006)


Documentário. Duração 88’. Português.Livre.

A história de Cartola, um dos compositores mais importantes da música brasileira e também um dos expoentes mais nobres do samba.

De Lírio Ferreira e Hilton Lacerda.

12.02.2010

19hrs : Carnaval Atlântida (Brasil - 1952)

Comédia. Duração 91’. Português.Livre.

O professor Xenofontes, especializado em mitologia grega, é contratado pelo produtor Cecílio B. de Milho, como consultor da adaptação do clássico Helena de Tróia para o cinema. Mas dois empregados do estúdio pensam em transformar o épico numa comédia carnavalesca.

De José Carlos Burle.

20:50hrs : Noel, o poeta da Vila (Brasil - 2006)


Drama. Duração 91’. Português. 12 anos.

Aos 17 anos Noel Rosa (Rafael Raposo) é um jovem engraçado, que possui um defeito no queixo e gosta de improvisar quadras debochadas para os amigos. Noel estuda medicina e toca numa banda regional, com outros garotos do bairro. Noel gosta da companhia de operários, negros favelados e prostitutas, com quem rapidamente faz amizade. Até que um dia conhece Ismael Silva (Flávio Bauraqui), compositor que o desafia a compor um samba. Noel usa uma paródia ao Hino Nacional para compor "Com Que Roupa?", que faz grande sucesso nas rádios de todo país. A partir de então ele se dedica de vez ao mundo do samba, mudando a história da música popular brasileira.

De Ricardo van Steen.

20.02.2010

19hrs : Orfeu Negro (Brasil/Itália - 1959)





Drama. Duração 100’. Legenda em Português. 12 anos.

Em 'Orfeu do Carnaval', o condutor do bonde, Orfeu, se apaixona por Eurídice, uma jovem do interior que vem para o Rio de Janeiro fugindo de um estranho fantasiado de Morte. O amor dos dois despertará o ciúme de MIra, a ex-noiva de Orfeu.

De Marcel Camus.

21hrs : Martinho da Vila - Cariocas Les Musiciens de La Ville (1970)

Duração 60’.Livre.

Eclats Noirs du Samba é uma série produzida pela televisão francesa que destaca a importância da influência da cultura negra na música brasileira. Produzido no Brasil em 1987 pela TF1 em associação com o Centre Nacional de la Cinematographie et ru Ministère des Affaires Etrangères, Eclats Noirs du Samba é apresentado por Grande Othelo com a participação de grandes nomes da MPB e dirigido pelo consagrado diretor francês Hubert Niogret.

O Rio de Janeiro é o berço das inovações no samba, incorporando ao movimento baiano o chamado Samba Enredo, trilho sonoro dos luxuosos desfiles de carnaval. Grandes músicos, na maioria não profissionais da música, transformam o ritmo num estilo de vida e forma de expressão. Um dos mais importantes representantes deste universo carioca é Martinho da Vila, popular criador de obras como "Tom Maior" e "Pra Quê Dinheiro".

27.02.2010

19hrs : Samba (Brasil/Espanha - 1965)

Ficção.Duração 104’. Legenda em Português.12 anos.

A Escola de Samba do Salgueiro está pronta para se apresentar no desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro com o enredo sobre a lendária Xica da Silva, e escolheu uma de suas passistas para interpretá-la.

Entretanto, misteriosas pessoas pressionam e oferecem muito dinheiro para que outra moça seja a protagonista: Belém (Sara Montiel). Nada explicaria esta decisão, porém, há um motivo. Belém tem uma impressionante semelhança física com a ex-esposa de um perturbado e desequilibrado multimilionário.
Ela agora enfrentará muitas dificuldades e encarará o preconceito para se apresentar pela escola, mas principalmente para lutar contra o desespero e ciúme do violento ricaço, e finalmente conseguir viver um grande amor com um jovem brasileiro."Samba" é um filme com deliciosas canções e conta com um elenco de atores dos tempos áureos do cinema brasileiro.

De Rafael Gil.

Serviços

Museu Brasileiro da Escultura

Auditório Pedro Piva

Avenida Europa, 218 – Jardim Europa

CEP: 01449-000 São Paulo – SP

11-2594-2601

Nenhum comentário: