8.24.2007

Cânhamo é proposta de consumo inteligente na Moda




A preocupação com o planeta e o aumento do consumo acabou gerando um número maior de pesquisas no setor têxtil, fazendo com que antigas fibras, como a do Cânhamo, fossem testadas. Mesmo sendo proveniente da controversa Cannabis Sativa, a matéria-prima promete destaque no mercado de malharia.
Alguns resultados apontaram que o filamento é cinco vezes mais resistente que o do algodão e um hectare apenas produz o mesmo que quatro de eucalipto. Também possui alto valor de absorção, o que facilita o tingimento e a fixação das cores, podendo ser tramado a outras fibras menos resistentes. Sua propriedade biodegradável segue a qualidade cada vez mais exigida pelo mercado.
Na última edição da Pitti Filati, em Firenze, vários lanifícios apostaram no desenvolvimento de produtos a partir do Cânhamo, como é o caso da empresa Botto Paola, que lançou o “fio 100% Canapa” (Cânhamo, em italiano), com aspecto rústico, mas superfície macia e sedosa (foto 1).
Outro exemplo é a do lanifício Lora Piana, que o trabalhou na versão 100% e em misturas com outros materiais (foto 2). Marcas renomadas como a Adidas já desenvolveram linhas de produtos específicos com a fibra (foto 3).

via Eco Trends & Tips.


por jaQ.

Nenhum comentário: