6.18.2007

Os últimos Artesãos


O livro resgata a história de mestres-artesãos de Curitiba - ferreiro, jardineiro, alfaiate, marcheteiro, tecelã e outros -, cujas profissões estão em extinção. Histórias humanas muito ricas e cheias de lições de vida. Gente que fez do seu trabalho uma arte, com orgulho e dedicação.


Em uma abordagem inédita, "Os Últimos Artesãos" lançam uma luz neste lado escuro da história da imigração européia e de sua cultura de trabalho. O livro divide-se em duas partes: na primeira, por intermédio de uma ampla pesquisa historiográfica, procura aglutinar as contribuições que as principais etnias trouxeram ao Paraná, sempre do ponto de vista dos meios de trabalho manuais. Na segunda, traz o perfil de dez mestres-artesãos que ainda se encontram em atividade. Reconstitui suas trajetórias de vida, mostra a arte do trabalho de cada um, desvenda alguns de seus segredos e retrata suas emoções e sonhos.
O livro é todo ilustrado com desenhos do arquiteto, pintor e designer Fe
rnando Canalli e com imagens do experiente fotógrafo Ivan Bueno. Isto valoriza o texto e enriquece muito o conjunto, em especial na emoção e no detalhe, transformando o trabalho de Sganzerla num livro de arte. Foi lançado através da Lei Municipal de Cultura de Curitiba, com o patrocínio do HSBC.


algumas fotografias internas do livro.

Eduardo Sganzerla
Fotos Ivan Bueno
148 páginas
28x20 cm
2004

Informações retiradas daqui.

Onde comprar?

*Livrarias Curitiba

*Livrarias do Chaim
R. Gal. Carneiro, 441
Cep: 80060-150
Centro

Telefone: (41) 3264-3484

por jaQ.

2 comentários:

Anônimo disse...

Legal! Adoro artesanato!

Fê Resende disse...

super raro alguém com visão tão local e ao mesmo tempo abrangente! adoro o seu blog, super parabéns! =)