1.25.2007

Sustentabilidade está na moda

Com o caos que anda se tornando o clima, depois de milhares de anos destruindo, poluindo e etc, enfim se pensa em investir em sustentabilidade, cada um fazendo a sua parte em prol da humanidade.

Como diz a enciclopédia wikipédia, sustentabilidade é “um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, seus membros e suas economias possam preencher suas necessidades e expressar seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.”.

Não é para menos que a edição dessa SPFW trata justamente desse assunto, são standes projetados para dar o ar de “estamos fazendo a nossa parte e vc?” e estilistas buscando novas formas de fazer acontecer, exemplo disso foi da Osklen que utilizou uma seda artesanal, que tem toda uma preocupação desde o plantio até a pigmentação que é natural, mas não foi a única, Alexandre Herchcovitch, Tereza Santos, Reinaldo Lourenço, Lino Vilaventura e muitos outros também buscaram novas formas.

A temática do SPFW pelo que percebi está de parabéns esse ano, tanto pela preocupação que sondou, e tanto pelas atitudes que tomou assim por todos os lados há lixeiras para plástico, metais e afins, mas pelo que andei lendo, muitos estilistas, fashionistas e pessoal do ramo ainda precisam melhorar os modos e jogar as coisas em seus devidos lugares, não é mesmo?

E você anda fazendo algo para melhorar a nossa qualidade de vida? Jogando lixo no lugar correto? Se não, essa é uma boa hora para se inspirar e fazer parte dessa mania que virou moda.

*Na foto : Alexandre Herchovitch com látex da Amazônia em um body preto, Fause Haten com patch reciclado e Tereza Santos com papel kraft (foto retirada do blog about fashion)

por jaQ.

4 comentários:

Carolina Wudich disse...

adorei o post, assim como adorei a iniciativa da SPFW tratar a idéia da sustentabilidade.
acho importantíssimo tratar sobre isso, afinal, não é de hj. é só ler o jornal e perceber.
fico feliz que cada vez mais pessoas estão se conscientizando, fazendo sua parte!

abração,
carol wudich.

Francisco Ponciano disse...

Nossa, vc está a todo vapor! Quantas reportagens interessantes!
òtimas!

Marianna Valente disse...

Adorei o post, também escrevi um pouco sobre sustentabilidade no meu blog hj. Dêem uma olhada...parece que começamos quase juntas.
Abraço
www.multimoda.blogspot.com

Juliana Vaz de Melo disse...

JaQ! vim parar no seu blog por acaso e fiquei completamente surpresa.. Sou a Juliana, amiga do Rafael (Chilenu) de mil anos atras do orkut e fotolog. Se lembra? vi sua fotinha e li seu texto e fiquei mto feliz! Parabens mocinha! Beijinhos..