4.12.2010

Os Indies Fazem Graça No Mainstream


Que o indie rock nessa década alcançou seu lugar ao sol no mainstream, não é preciso explicar pra ninguém. E uma boa leva dessa turma não tem medo algum de se misturar (e até subverter) com o mainstream, além de fazer isso por meio do humor e da comédia. Exemplo disso é ver o clipe de Giving Up The Gun do Vampire Weekend, que tem a participação especial de um dos Jonas Brothers, e, também, o comediante/rapper Aziz Ansari (utilizando seu personagem famoso na gringa, o RAAAAAAAAANDY) que chamou David Sitek do TV On The Radio para produzir seu mixtape. Num dos vídeos de divulgação, o personagem Randy acusa o cantor adolescente Justin Bieber de ter lhe dado um tiro no joelho, roubado sua música Baby Baby e a transformado no hit atual Baby. No vídeo da acusação insana podemos ver Nick Zinner do Yeah Yeah Yeah's fazendo uma participação especial.

Outro que também deixou sua marca no mundo da comédia musical foi Julian Casablancas, do Strokes. Ele participa da música Boom Box do grupo The Lonely Island, um trio de comediantes novos do Saturday Night Live que ajudaram a revitalizar o programa depois de algumas temporadas mais fracas (saudades de quando Norm Macdonald imitava o Burt Reynolds). Na música podemos ouvir uma produção poperô a la Lady Gaga e o refrão com provavelmente a voz mais "emocionante" que Casablancas já gravou em sua carreira, isso porque na letra ele fala sobre luvas que não cobrem os dedos e um espanhol na rua "Doing The Bartman".

Não só músicos querem mostrar seu lado engraçado, mas comediantes também têm mostrado seu lado indie. Um dos mais notórios é David Cross. Já o vi em muitos filmes, seriados e sketches, normalmente junto com a atriz Jeannine Garofalo. Ele já chegou a fazer suas turnês de stand-up comedy com bandas de indie, e inclusive participou na regravação de Do They Know It's Christmas, que a banda Fucked Up lançou no final do ano passado para caridade, e tem participações especiais de Ezra Koening do Vampire Weekend, Yo La Tengo e da dupla Tegan and Sara. Nela, Cross faz a grande reinterpretação do trecho originalmente cantado por Bono Vox, e que contem o ja clássico verso "Well tonight thank God it's them, instead of you".

E se o assunto é comediantes indies atuais, não mencionar Fred Armisen seria uma injustiça. O próprio chegou ter suas bandas alternativas de pós punk nos anos 90, e inclusive um projeto com Steven Drozd do Flaming Lips. Porém, nessa última década ele alcançou o sucesso como comediante no Saturday Night Live, e inclusive conseguiu seu hit de youtube com um vídeo em que ele contracena com Carrie Brownstein do Sleather Kinney. Armisen também gravou uma participação especial no disco Let's Stay Friends do grupo de pós-hardcore Les Savy Fav.

Talvez um dos precursores dos comediantes interessados no mundo musical underground foi John Belushi. Fanático pelo barulho de guitarras, Belushi chegou a construir uma sala fechada, à prova de som, em sua casa em Hollywood, somente para ouvir seus discos de punk no último volume. Um fato marcante em sua carreira foi, antes de sua morte por overdose de heroína em 1982, Belushi ter conseguido com que uma de suas bandas prediletas de punk, o Fear, toca-se ao vivo no Saturday Night Live. Com isso, causou o marco histórico da primeira roda de pogo com mosh televisionada para todo os EUA no horário nobre.

Engraçado é ver que boa parte do pessoal citado acima é do programa Saturday Night Live, gravado em Nova York. E não só isso, a maioria dos músicos citados nesta matéria são de Nova York...seria coincidência? Enfim, não é só de músicas pessoais autorais e de artistas pseudo-cabeças que o indie necessita pra se manter na vanguarda dos sons...um pouco de humor faz bem também. E pra finalizar, mais um pouco de bobeira com Randy e o Lonely Island.


Nenhum comentário: