3.16.2010

A nova onda do Chillwave



Existe uma nova leva de bandas que começou a surgir no ano passado e, também, no início deste ano. Além do período, essas bandas investem em um fator comum - numa temática de sol e praia. Nomes como Wavves, Surfer Blood, Best Coast e Beach House vem à mente, mas já existe um novo movimento que injeta psicodelia e experimentalismo dentro desse contexto praiano - o movimento vem sendo chamado de ‘CHILLWAVE’.

A produção do som normalmente é caseira (graças ao advento dos DAW's - digital audio workstations), beirando tranquilamente o lo-fi, tanto é que outro nome dado ao movimento é glow-fi. Os instrumentos podem ser teclados velhos - esquecidos no porão ou na garagem de casa -, de preferência passando por alguns pedais de guitarra e baterias eletrônicas baratas, que também são bem vindas. As timbragens eletrônicas muito polidas podem ser facilmente sujadas com toques de reverb e distorção, e se fossemos descrever esses sons visualmente, seria quase que como jogar um filme de verão dos anos 60 gravado em super 8 num balde de lsd. Provavelmente isso tudo se originou graças a um marco zero dentro desse estilo de som psicodélico, feito de maneira eletrônica, mas sem deixar de ser orgânico. O marco em si tem nome e foi o primeiro grande lançamento de 2009, e ele se chama Merriwheater Post Pavillion, do grupo Animal Collective. Foi um longo trajeto para o grupo desde o 1° EP, ‘Campifire Songs’ (gravado numa cabine no meio do mato), até o ápice pop/psicodélico de ‘Merriweather’. Um dos músicos do AC, Dave Portner (a.k.a Avey Tare), descreveu bem o som do álbum na época do seu lançamento.

"Acho que tem mais haver com o exterior... dos sons até todo o resto. Nós estávamos fascinados com o ambiente que o álbum tinha. Nós imediatamente pensamos: ‘Nós precisamos achar um nome para esse disco, que tenha haver com uma estação ou algo sobre estar no exterior, sobre como um ambiente pode mudar e ouvir música nessa maneira’".

Com o sucesso de crítica e vendas (o disco chegou a ser um dos 20 álbuns mais vendidos nos EUA na semana de lançamento), o ano se passou e foram surgindo novos grupos e artistas com as raízes psicodélicas do AC, remetendo a um lugar em especial fora de seus quartos: a praia. Artistas como Washed Out, Neon Indian, Small Black, Toro Y Moi e Memory Tapes têm imprimido contornos baleáricos e psicodélicos a suas músicas feitas em seus quartos na frente de telas de lcd. Hoje o "movimento" ainda tem suas raízes no underground, mas lentamente eles estão chamando a atenção, seja em turnês (Washed Out e Small Black estão excursionando juntos) ou em programas de televisão (Neon Indian fez no mês passado o debut do estilo na tv, exatamente no programa de talk show do Jimmy Fallon).

Apesar das bandas citadas no ínicio deste post não terem exatamente o som desse chillwave, suas identidades giram em torno da busca de um "Endless Summer". Nenhuma delas se declara oficialmente sobre a busca de tal estética, mas quase que podemos traçar um paralelo com o ex-líder dos lendários Beach Boys, o compositor Brian Wilson. Esses novos grupos são praticamente influenciados pela carreira de Wilson, ou seja, músicas fantasiosas relacionadas ao verão, mas permeadas pela melancolia e a psicodelia - beirando a loucura -, que o próprio se afundou em sua trajetória.

Bem, podemos usar todas as palavras possíveis para descrever o som, mas nada melhor como ouvir. Segue algumas músicas que representam bem cada um dos grupos citados:

Washed Out - Feel It All Around

Essa música sintetiza bem a alcunha de ‘Chillwave’ que esses tipos de sons ganharam de críticos. O músico de laptop, Ernest Green, vem fazendo música a menos de 1 ano, e já conseguiu chamar a atenção de selos pequenos que lançaram alguns EP's para download (inclusive o último saiu em fita cassete, que parece que esta voltando a ser moda, mas isso é papo para outro post). O som aqui vem com camadas discretas e levemente sujas de eco, sintetizadores fazendo linhas bem melódicas e tambores a la Caribe em algumas partes. Acredito que a música ‘Fell It All Around’ seja a melhor do EP de estréia ‘Life Of Leisure’ (e adivinha aonde é a foto da capa...)


Small Black - Despicable Dogs

Aqui vemos um lado mais melancólico do estilo ‘Chillwave’. O clipe dessa música mostra a vida e o dia a dia de um dos tios da banda, um surfista nato que independente de sua simplicidade, e da melancolia da música ao retratá-lo, não podemos negar o quão fodão ele é. O Small Black inclusive se tornou a banda de apoio do Washed Out na turnê que os dois vem fazendo juntos com o Pictureplane.


Memory Tapes - Bicycle

Essa música vem fazendo sucesso nos blogs, e o som de Dayve Hawk a.k.a Memory Tapes (que também faz músicas mais experimentais e psicodélicas na alcunha de Weird Tapes e Memory Cassetes) tem ganhado mais e mais admiradores. Talvez aqui, a sensação seja de se estar numa pista de dança, mas os arranjos, o confinamento dentro de um quarto (e também do próprio Hawk, que é extremamente relutante em fazer shows ao vivo) e a produção de suas músicas acabaram por incorporá-lo dentro do estilo ‘Chillwave’. Ele recentemente saiu de casa pra fazer alguns shows, inclusive com o Atlas Sound que citaremos a seguir:


Atlas Sound - Walkabout (feat. Panda Bear)

Até um dos grandes ídolos indies dos blogs atuais fez sem querer uma música bastante representativa do estilo chillwave. Bradford Cox ficou famoso devido ao seu trabalho com a banda Deerhunter (e tambem pelas suas entrevistas inflamadas e seu porte deveras chamativo devido a síndrome de marfan que ele tem) e seu trabalho "solo" como Atlas Sound. A música Walkabout é um dos grandes momentos de seu disco Logos, lançado ano passado. Com participação de Panda Bear do Animal Collective, ‘Walkabout’ é uma música extremamente representativa sobre o espírito de verão, e também foi quando Bradford Cox aprendeu com Lennox a como samplear corretamente.

Neon Indian - Deadbeat Summer

Neon Indian é na verdade um projeto solo de um compositor de quarto. No caso, um projeto do músico Alan Palomo. Seu disco de estréia, ‘Psychic Chasms’, já saiu e foi bem aclamado pela crítica. Não só temos a versão de estúdio de ‘Deadbeat Summer’, mas também temos ele ao vivo no Jimmy Fallon, provando que o ‘Chillwave’ pode ser extremamente roqueiro num palco:

Neon Indian - Late Night with Jimmy Fallon - 2-11-10 from Sam May on Vimeo.

É isso! Até a próxima e não esqueçam do protetor solar!

Nenhum comentário: