Existe uma nova leva de bandas que começou a surgir no ano passado e, também, no início deste ano. Além do período, essas bandas investem em um fator comum - numa temática de sol e praia. Nomes como Wavves, Surfer Blood, Best Coast e Beach House vem à mente, mas já existe um novo movimento que injeta psicodelia e experimentalismo dentro desse contexto praiano - o movimento vem sendo chamado de ‘CHILLWAVE’.
A produção do som normalmente é caseira (graças ao advento dos DAW's - digital audio workstations), beirando tranquilamente o lo-fi, tanto é que outro nome dado ao movimento é glow-fi. Os instrumentos podem ser teclados velhos - esquecidos no porão ou na garagem de casa -, de preferência passando por alguns pedais de guitarra e baterias eletrônicas baratas, que também são bem vindas. As timbragens eletrônicas muito polidas podem ser facilmente sujadas com toques de reverb e distorção, e se fossemos descrever esses sons visualmente, seria quase que como jogar um filme de verão dos anos 60 gravado em super 8 num balde de lsd. Provavelmente isso tudo se originou graças a um marco zero dentro desse estilo de som psicodélico, feito de maneira eletrônica, mas sem deixar de ser orgânico. O marco em si tem nome e foi o primeiro grande lançamento de 2009, e ele se chama Merriwheater Post Pavillion, do grupo Animal Collective. Foi um longo trajeto para o grupo desde o 1° EP, ‘Campifire Songs’ (gravado numa cabine no meio do mato), até o ápice pop/psicodélico de ‘Merriweather’. Um dos músicos do AC, Dave Portner (a.k.a Avey Tare), descreveu bem o som do álbum na época do seu lançamento.
"Acho que tem mais haver com o exterior... dos sons até todo o resto. Nós estávamos fascinados com o ambiente que o álbum tinha. Nós imediatamente pensamos: ‘Nós precisamos achar um nome para esse disco, que tenha haver com uma estação ou algo sobre estar no exterior, sobre como um ambiente pode mudar e ouvir música nessa maneira’".
Com o sucesso de crítica e vendas (o disco chegou a ser um dos 20 álbuns mais vendidos nos EUA na semana de lançamento), o ano se passou e foram surgindo novos grupos e artistas com as raízes psicodélicas do AC, remetendo a um lugar em especial fora de seus quartos: a praia. Artistas como Washed Out, Neon Indian, Small Black, Toro Y Moi e Memory Tapes têm imprimido contornos baleáricos e psicodélicos a suas músicas feitas em seus quartos na frente de telas de lcd. Hoje o "movimento" ainda tem suas raízes no underground, mas lentamente eles estão chamando a atenção, seja em turnês (Washed Out e Small Black estão excursionando juntos) ou em programas de televisão (Neon Indian fez no mês passado o debut do estilo na tv, exatamente no programa de talk show do Jimmy Fallon).
Apesar das bandas citadas no ínicio deste post não terem exatamente o som desse chillwave, suas identidades giram em torno da busca de um "Endless Summer". Nenhuma delas se declara oficialmente sobre a busca de tal estética, mas quase que podemos traçar um paralelo com o ex-líder dos lendários Beach Boys, o compositor Brian Wilson. Esses novos grupos são praticamente influenciados pela carreira de Wilson, ou seja, músicas fantasiosas relacionadas ao verão, mas permeadas pela melancolia e a psicodelia - beirando a loucura -, que o próprio se afundou em sua trajetória.
Washed Out - Feel It All Around
Small Black - Despicable Dogs
Memory Tapes - Bicycle
Essa música vem fazendo sucesso nos blogs, e o som de Dayve Hawk a.k.a Memory Tapes (que também faz músicas mais experimentais e psicodélicas na alcunha de Weird Tapes e Memory Cassetes) tem ganhado mais e mais admiradores. Talvez aqui, a sensação seja de se estar numa pista de dança, mas os arranjos, o confinamento dentro de um quarto (e também do próprio Hawk, que é extremamente relutante em fazer shows ao vivo) e a produção de suas músicas acabaram por incorporá-lo dentro do estilo ‘Chillwave’. Ele recentemente saiu de casa pra fazer alguns shows, inclusive com o Atlas Sound que citaremos a seguir:
Atlas Sound - Walkabout (feat. Panda Bear)
Neon Indian - Deadbeat Summer
Neon Indian - Late Night with Jimmy Fallon - 2-11-10 from Sam May on Vimeo.
É isso! Até a próxima e não esqueçam do protetor solar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário