3.08.2009

Quero ser figurinista e agora?

O que um principiante a figurinista tem de saber para exercer a profissão, sem correr riscos de ter insônia?
Questão número 1 e principal para dormir tranqüilo: saiba tudo sobre a história, o motivo daquilo que você está prestes a colocar dentro de uma panela para assar.
Parece receita de carne de panela, mas não é não meu povo! É pura verdade, pois se você não souber tudo sobre com o que está lidando, acaba trocando os braços pelas mãos.
Questão número 2 – e agora?: O figurino que você está desenvolvendo é para Filme? Teatro? Show? Comercial? Pois é, não é tão simples quanto parece. A luz pode estragar o seu trabalho, entre outras coisas. Dependendo da luz que o diretor de fotografia do filme exige e ou da peça teatral aquilo tudo que você planejou vai por água a baixo - num show então aí piora, pois é uma loucura só. Por isso, tem de estudar muito e fazer muita decoupagem. Pensar e analisar é fundamental.
Questão número 3 – acervo: O que fazer pra conseguir o figurino em si? Caso seja um de seus objetivos seguir essa profissão, não jogue nada fora, pois um dia você vai poder usar. Vá a brechós, asilos que recebem doação e vendem ( tem um lugar ótimo aqui em Curitiba, eu recomendo, quem quiser pode me deixar um recado que passo o endereço ), enfim, revire o guarda-roupa de amigos, revire a cidade.
Questão número 4 – materiais e processos: Ter figurino ou um acervo não diz nada. O pior é que cada pessoa tem um corpo diferente, então você vai ter de fazer ajustes. Materiais importantes? Fita dupla face, alfinetes de segurança, linha (várias, de todas as cores possíveis) e agulha – óbvio-, tesoura, fita crepe, lixa, etc. E com o tempo você vai adquirindo e formulando o seu próprio kit de primeiros socorros.

Por Jaqueline Carvalho

6 comentários:

Sil Peres disse...

Olá, tudo bem?
vc é de onde? conhece algum curso rapido de fugurinista que seja bom.
sou estudante de moda, e amo tudo isso e gostaria muito de fazer;
Meu email é silmaraperes@yahoo.com.br, vou virar segidora do seu blog
bjão

Anônimo disse...

OI... ME CHAMO SANDRIELLY E ADORO DESENHAR...TODOS DIZEM QUE DESENHO BEM, MAS O QUE EU QUERIA E SABER DESENHAR ROUPAS, MAIS TENTO TENTO E NÃO CONSIGO...O QUE FAÇO???

Jaqueline Carvalho disse...

Olha, o primeiro passo então é fazer um curso de desenho de moda, e desenhar com referência sabe? Pegue uma imagem e tente desenhar ela, com o tempo você vai se aperfeiçoando. Há várias técnicas que você pode utilizar ainda, lápis aquarela, marcador, ecoline, lápis, etc etc.. Mas nunca deixe de praticar, o mistério é a persistência.

beijos,

Julia disse...

Adorei esse seu post, estou cursando o último ano no ensino médio agora e quero muito trabalhar com figurino, gostaria de saber o que fazer, que curso escolher na faculdade, eu to pensando em escolher moda, é isso mesmo ou tme algum curso especifico?
meu email é julia.baltar@live.co.uk obrigada desde já viu

Jaqueline Carvalho disse...

Ainda não tenho certeza que exista um curso específico de Figurino, mas o que você pode fazer é ir em alguma companhia de teatro e conversar sobre o assunto. Na realidade, até onde eu sei, a maioria dos figurinistas que conheço estudaram por conta própria e se envolveram involuntariamente com essa profissão e ou são profissionais do ramo que fizeram faculdade de Moda mesmo. Mas eis que existem 2 motivos básicos para estudar moda e conseguir viabilizar o seu trabalho com figurino (não que fazendo tudo isso fará com que se torne mais fácil você trabalhar figurino):
Motivo nº 1 - Repertório (um figurinista precisa conhecer todo o processo que uma roupa passa até ficar pronta, conhecer de costura, conhecer a história da moda e principalmente conhecer os tecidos);
Motivo nº 2 – Contatos (você precisa saber quem faz, onde faz, porque faz e o que já fez e conhecer essas pessoas, pois poderão abrir espaço para você e te apresentar quem você precisa conhecer, ou seja QI)

Julia disse...

Muito obrigada pela ajuda :)