8.04.2008

Sacolas “ecologicamente corretas” geram renda para mulheres em comunidade de Curitiba

O hábito de levar às compras sacolas não descartáveis, em substituição às de plástico fornecidas pelos estabelecimentos, criou um mercado que viceja entre os mais variados públicos. A Tok&Stok, por exemplo, está divulgando um linha de sacolas elaboradas com “materiais ecologicamente corretos, de vinil, fibra natural e tecido, que além de ajudar a preservar a natureza, são opções versáteis com grande durabilidade, que evitam o desperdício”.

Essa “moda” positiva do ponto de vista ambiental acompanha uma tendência planetária, de rechaçar o uso desenfreado das sacolinhas plásticas. Em Curitiba (PR), porém, a produção de sacolas não descartáveis tornou-se instrumento para a elevação da renda e – sobretudo – da auto-estima de mulheres residentes no bairro Cidade Industrial, na chamada Vila Verde.

Lá, uma cooperativa que hoje reúne 17 costureiras confecciona até 25 mil sacolas por mês, a depender da demanda. O produto é feito em algodão cru, que em geral recebe aplicação de logomarcas em serigrafia, também a gosto do cliente, operação feita com tinta à base de água. Inicialmente, quando de sua fundação, há oito anos, a cooperativa tinha a proposta de atuar no ramo de panificação.

Depois, por iniciativa de sua presidente, Julieta Maria Cerri, já experiente em costura, voltou-se para esse trabalho. Ela conseguiu o apoio da unidade fabril da Bosch na Cidade Industrial de Curitiba. A empresa desenvolve um projeto social – o Peça por Peça -, que incluiu, entre outras, oficina de corte e costura.

Com isso, foram treinadas mais mulheres que juntas, a partir desse aprendizado, começaram a fornecer uniformes para a empresa. A Bosch uniu-se a outros empreendimentos da região para doar o maquinário com que hoje opera a cooperativa, batizada de Coopercostura.

Para ler a matéria completa clique aqui.

via Ambiente Brasil.

Um comentário:

disse...

Olá, estou passando para divulgar meu recém criado blog sobre moda, onde colocarei criações próprias de looks e estampas.
Abraços!