5.27.2008

meia 3/4

Pelo que ando observando por aí, surge uma grande possibilidade de que as meias ¾ invadirão o nosso país “sempre atrasado” daqui há uns dois anos – mais ou menos – pois já pipoca por Londres, Paris e outras cidades importantes no mundo da moda, como mostra as fotos de street style que ilustram essa matéria.

Marcelo Duarte, em seu “Livro das Invenções”, conta que as primeiras meias foram utilizadas pelas mulheres gregas por volta de 600 a.C., mas foi só em 1956, na França, que surgiu a primeira fábrica de meias.

Após o descobrimento do náilon em 1935, as meias que antes eram feitas de seda (o que encarecia o valor da peça), sofreu uma grande revolução em sua fabricação, passando a ser elástica, resistente e podendo ser fabricada em grandes quantidades (o que também não acontecia até então) contribuindo para a diminuição drástica no custo final da peça.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a indústria do náilon esteve voltada completamente para a fabricação de pára-quedas, tendas, uniformes e macas. Em 1945, nos Estados Unidos, uma pesquisa realizada com mulheres citou que 80% delas sentiam mais falta do náilon do que dos maridos ou namorados.Mas foi somente em 1955, que o náilon trazido pela Rhodia começou a ser comercializado no Brasil.
**As fotos utilizadas nesta matéria foram retiradas dos blogs de street style Face Hunter (London), Oslo Stil, Street Seen (L.A) e Still in Berlin.
por jaQ.

Nenhum comentário: