6.10.2007

Tóquio é tendência

O fato de um país como o Japão ser consumidor fervoroso de tecnologia, novidades e claro, moda, não é novidade para ninguém. Mas agora o país começa o início de um processo de destaque no mercado da Moda. As atenções dos estilistas estão começando a se voltar para a streetwear ou moda de rua japonesa, com olhos fixados no jeito irreverente de se vestir dos jovens japoneses. O Japão é o país mais ocidentalizado do oriente, e vem sofrendo a “revolução” sofrida pela Inglaterra dos anos 50, 60, 70 e 80. A juventude japonesa vem apostando em estilos e ideologias de vida que entram diretamente em choque com os costumes e a cultura japonesa, num intuito de inovar, e nessa embarcam na busca da irreverência e criatividade. Quanto mais diferente, melhor. Cada vez mais ligados ao mundo ocidental, às tendências de comportamento, ao rock, os jovens japoneses se tornaram um dos maiores mercados consumidores de moda do mundo, sempre atrás de novidades.
Atentos a essa transformação de padrões os estilistas começam a investir em Tóquio, Alexandre Herchcovitch foi um dos primeiros estilistas brasileiros a inaugurarem uma representação de sua marca por lá, em Shibuya. Louis Vuitton, Zara dentre outras marcas também estão de olho no mercado japonês. Os bairros de Harajuku e Shibuya são grandes centros de consumo de moda e são os lugares de mais efervescência de jovens com seus mais diferentes estilos, em Harajuku por exemplo o pessoal se monta de verdade. Muitos estilistas estão testando suas criações entre os jovens de Tóquio, e como futuros influenciadores de tendências e estilo, determinado produto que for rejeitado naturalmente não obterá êxito no mercado exterior. Porém, nem sempre os artigos da Moda que agradam os jovens de Tóquio agradam o público exterior, pela psicodelia e ousadia, portanto, os estilistas ainda não têm estratégia definida para aproveitar a irreverência da juventude de Tóquio. Portanto, a bola da vez é lançar o máximo de produtos possível para que as pessoas tenham liberdade de escolha e opções variadas para tal.

por Nat L.

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