Para conquistar uma boa oportunidade no mercado de trabalho é preciso mais do que qualificação. "O Profissional de hoje precisa de visibilidade. Ele não pode ser um desconhecido no mercado. É preciso que ele apareça, pertença a alguma associação e também se comunique", afirma Laerte Cordeiro, presidente da Laerte Cordeiro Consultores em Recursos Humanos.
A consultora Cristina Almeida, especialista em Executive Search e Coaching, concorda com o consultor e completa: "Quando a empresa for pesquisar o nome do candidato no Google, por exemplo, o nome dele tem que aparecer lá". Ela diz que os resultados da pesquisa devem, de preferência, mostrar artigos de autoria dos próprios candidatos.
Cristina diz que há muitas consultorias que fazem essa busca por dados do candidato por meio da Internet. A procura por mais informações, ou até mesmo pelos próprios profissionais, é tarefa do headhunter, também conhecido como "caça-talentos". Nesse caso, é a pessoa ou empresa especializada na procura de profissionais talentosos ou gestores do topo.
Laerte Cordeiro afirma que pelo menos cem empresas na cidade de São Paulo contam com o auxílio de headhunters. "Na maioria dos casos, elas (empresas) precisam de confidencialidade".
Sabendo da possibilidade de serem "investigados" virtualmente, os candidatos devem redobrar os cuidados na Internet. "O profissional deve ser e estar atento à mensagem que irá transmitir no conteúdo de blogs pessoais e comunidades do Orkut como 'Eu odeio tal empresa' ou até mesmo fotos", afirma Cristina.
O diretor de Recursos Humanos do Citibank, Mário Galvão, alerta que é fundamental que o profissional conheça bem os sites de que escolheu participar. "É preciso cautela ao integrar-se como membro de certos sites para depois não ter uma série de problemas, inclusive com suas próprias informações no currículo."
Relacionamento profissional por meio da Rede
Sites especializados ajudam candidatos a encontrar vagas e trocar experiência sobre a área.
Os profissionais não têm como fugir do mundo virtual, já que atualmente esse universo é base importante de procura por candidatos às vagas existentes no mercado.
Mas a Internet é mais do que isso para quem procura um emprego: a participação desses candidatos em sites relacionados com a área de atuação pode contar muitos pontos no momento da contratação. Esse item acaba sendo um diferencial.
Há na Internet sites de relacionamento profissional que ajudam pessoas que buscam uma maior visibilidade profissional. Estes sites auxiliam até os headhunters que procuram por rapidez e qualidade na identificação dos novos profissionais.
Dicas para um headhunter achar você:
● Mantenha networking ativo com pessoas influentes;
● Esteja informado sobre o que está acontecendo nas empresas tanto no Brasil quanto no exterior;
● Escreva artigos para jornais e revistas especializados;
● Participe de Congressos, simpósios, feiras e eventos relacionados com a área de seu interesse;
● Consiga proficiência em idiomas como Inglês e Espanhol;
● Participe de associações profissionais.
Juliana Portugal
O Estado de São Paulo
Domingo, 6 de maio de 2007
via Carreira Fashion.
por jaQ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário