3.14.2007

Stêncil


Aproveitando a investida que o Glauco do Descolex fez falando sobre o stêncil, cá estou por gostar e já ter usado essa técnica que acho sensacional.
Então achei um vídeo no youtube, um clipe de fotos de stêncils em buenos aires muito show, e como o pessoal tem criatividade quando se trata de expressar opinião, seja contra os políticos, seja com ideais propostos ao mundo ou o que for.
Para mim e para muitos o stencil como intervenção urbana surgiu pelo simples fato de expressar opiniões, protestar contra fatos e estabelecer idéias diferentes, como é algo que as elites não podem conter transformou-se em protesto visual, que para uns deixa a cidade mais viva, mais bonita e que para outros a deixa poluída e feia, mas ela existe há muito tempo, conheço pessoas que fazem e percebo que transmitir um pensamento e ir contra a certos tipos de ponto de vista é o que motivam a praticar essa arte tão deixada de lado.
Como diz o wikipédia : Um estêncil (do inglês stencil) é um desenho ou ilustração que representa um número, letra, símbolo tipográfico ou qualquer outra forma ou imagem, figurativa ou abstrata, que possa ser delineada por corte ou perfuração em papel, papelão, metal ou em outros materiais. O estêncil é uma forma muito popular de grafite, visto que é uma técnica rápida e simples, facilitando atitudes ilícitas ou socialmente reprováveis, dependendo da cidade ou do lugar que será grafitado.

Mais uma dica interessante foi a dica que o Glauco deu sobre um livro, "à venda no Submarino chamado “Stencil Graffiti”, de Tristan Manco, publicado pela Thames and Hudson. Ele traz mais de 400 imagens de trabalhos do mundo todo. Como é importando, demora cerca de seis semanas pra chegar. Custa R$ 61,00."


O Vídeo aqui.
Entrem no youtube e vejam pois não o consegui colocar aqui


por jaQ.

2 comentários:

Carolina Wudich disse...

Oi jaQ!!
Lá no Oficina tb tem uma dica de site super legal repleta de imagens para stencil!!
Adoro esta técnica tb.
Beijão,
Carol Wudich.

Francisco Ponciano disse...

Já havia lido a reportagem do Glauco sobre Stencil! A sua também é muito informativa!! Parabéns!!! Há, tenho uma dúvida particular! Estava tentando fazer uma mudança na palavra "comments" para comente aqui só que não consegui descobrir em que parte do texto "modelo" eu altero......se vc puder me dar uma dica eu agradeço! Grande Abraço!!!