3.13.2007

Jeans


A versão mais aceita sobre a origem do jeans, é que o tecido teria hoje algo em torno de 153 anos (mais ou menos), ele teria sido usado pela primeira vez para vestir os trabalhadores das minas norte-americanas durante a grande marcha para a conquista do Oeste, na metade do século 19. Um judeu alemão chamado Levi Strauss, chegado há pouco tempo à América, utilizou lona para reforçar algumas peças de roupa destinadas aos mineiros. O sucesso foi tanto - já que os tecidos empregados até então não resistiam ao desgastante trabalho de mineração - que em pouco tempo o jeans já era o tecido ideal para quem fosse pegar no batente. E a invenção começaria a correr o mundo rebatizada de Levi´s.
Até os anos 30, o jeans era peça exclusica do guarda-roupa masculino. A primeira cena de mulheres chiques usando o denim está em The Women, de 1939.
Já nos anos 50 o jeans ganhou a preferência dos jovens e agregou rebeldia e juventude a sua imagem, nos anos 60 que foi um perído de intensa transformação, com cidades crescendo e a vida rural entrando em declínio, o jeans ganhou importância no guarda-roupa e Hollywood ajudou a transformar a peça em um clássico, com o rock e os hippies virou símbolo de protesto, com muita boca de sino e costumização.
A década de 70 começou hippie com jeans customizados com tachinhas e patchworks combinados a tops handmade, uniforme oficial de festivais de rock, e na metade da década, o movimento hippie entra em decadência e aparece o jeans burguês da geração disco, com muita lycra, cintura alta e logomania.
Em 80 o cinema mostra o que já é moda entre os executivos de Hollywood, ou seja, misturar roupa social com casual, para as mulheres muito jeans e salto alto, acompanhados de muito brilho, paetês e tafetás e para os homens calça jeans e blazer Armani.
O maximalismo dos anos 80 dá lugar ao minimalismo dos 90. Jeans agora é sinônimo de liberdade, de menos é mais. Streetwear é o estilo que define a primeira metade da década.
E em 00 foi o pontapé inicial da febre do jeans de luxo, onde o que as atrizes usam nas ruas vira imediatamente desejo.

o que está na Moda em 2007?
calça jeans skinny (que continua forte no inverno) e cintura alta (que invadiram os desfiles), que para mim não vai pegar, logo que as brasileiras gostam de jeans que realce o corpo, logo que a cintura alta achata o bumbum, o que nós brasileiras temos de melhor, e que para ficar bem você tem que ter uma altura que propicie, ou seja, tem que ser altinha. Logo para mim não fica bem, mesmo achando bonita as cinturas altas.

E como estamos falando de jeans, aí vai um comercial da Levi´s que mostra a evolução do jeans com muita originalidade, vale ver e rever.



informações retiradas das revistas Vogue de 2004 e 2007.
numeros: 307 e 343.


por jaQ.

2 comentários:

groselha disse...

blog super bacana! adorei! ;)

Glauco Sabino disse...

JaQ, valeu pelo comment no meu blog!!! Esse post do jeans tbm está muito bacana... Pesquisar informações história dá um trabalho. Parabéns!!! :-)