1.29.2007

A Identidade de um Povo


“A questão da identidade não deve caracterizar uma busca por quais elementos devem fantasiar as roupas de um País”.

Lendo por aí me deparo com uma frase que de certo modo me incomodou e me fez pensar. Esses elementos que na frase são citados, são cocares, fuxicos, rendas, plumas, são texturas e cores brasileiras.

A maioria dos estilistas quando vão se referir ao Brasil, fantasia a coleção com esses elementos, por quê? De fato porque na história do Brasil esses elementos foram os que mais eram conhecidos, por ser um País tropical, de cocares e índios, mas é isso que o Brasil é hoje em dia? É justo transpassar um modo de vida que para nós brasileiros, não é a mesma coisa? Transpassar um passado e um presente como sendo o mesmo?

O Brasil dos coqueiros se transformou no de trânsito caótico como o de São Paulo, onde antes havia verde, agora tem enormes paredes de concreto e cimento dando uma paisagem mais cinza, e claro com problemas de todas as cidades grandes pelo mundo afora.

Mas há estilistas que mostram a realidade, eles estão certos? Pra mim pelo menos é o mais certo, tudo bem que o Brasil ainda possua muitas riquezas e uma natureza abundante como em nenhum outro lugar, mas o fato é que não se deve taxar um país para sempre, como se fosse aqui terra de índios tupis ainda, transpassar uma moda brasileira que nem os brasileiros usam.

“O Brasil é um país de diversidade cultural e natural. A busca por uma identidade na moda deve abranger essa pluralidade. Dessa forma, o que identificaria as criações do Brasil seriam os elementos que representassem à cultura brasileira em todos os seus aspectos, e não aqueles que transformassem as roupas em fantasias étnicas.

O Brasil está na moda, vê-se isso nas inúmeras exposições sobre o país nas mais diferentes lojas do mundo, mas são exposições de características estereotipadas. É a praia com mulheres de biquíni, o futebol e tantas outras imagens que não são o reflexo de nossa cultura como um todo. Isso não caracteriza uma identidade na moda, mas uma imagem de como vêem o país. Por isso a busca de uma identidade brasileira parece estar apenas começando, pois ela precisa se apresentar ao mundo com sua face plural, que vai do campo à cidade, da floresta à praia.”.

*frases retiradas do site Moda Manifesto.

do texto: A identidade brasileira na Moda por Bruno Ost



por jaQ.

2 comentários:

Bruno Ost disse...

Adorei ver meu txt aqui.
Abraço!

Bruno Ost disse...

Adorei ver meu txt aqui.
Abraço!